Ministério da Ciência e Tecnologia publica estratégias para os próximos anos

Faltou, no entanto, segundo José Eli da Veiga, divulgação do plano que estabelece as ações para o desenvolvimento nacional

 19/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 04/04/2017 as 17:42
Por

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou, no último dia 12, as estratégias em CT&I para o período 2016-2019. As iniciativas, que valorizam o avanço do conhecimento e da inovação, são comentadas pelo professor José Eli da Veiga, que estranha a falta de divulgação de um documento tão importante para o País.

Entre os 11 temas estratégicos propostos, o professor destaca Tecnologias Convergentes e Habilitadoras. Em conversa com a repórter Marcia Avanza, ele explica que a Convergência Tecnológica refere-se à combinação sinérgica de quatro grandes áreas do conhecimento: a Nanotecnologia, a Biotecnologia, as Tecnologias da Informação e da Comunicação e as Ciências Cognitivas (Neurociência), campos que vêm se desenvolvendo com grande velocidade nas últimas décadas e que, combinados, podem trazer modificações muito mais expressivas.

Esta abordagem apresenta-se como um desafio científico global desde sua concepção inicial, tendo evoluído de uma tendência para um movimento que procura acelerar a unificação das ciências, com o objetivo de dar aos seres humanos uma gama de poderosas opções tecnológicas.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.