Reitoria assina convênio para Parque Tecnológico de Ribeirão Preto

Nesta sexta-feira, dia 8, o reitor João Grandino Rodas; a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera; e o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Almeida; assinaram um convênio para a implantação do Parque Tecnológico na cidade.

Uma máxima entre quem trabalha com pesquisa científica dá conta de que são as cafeterias das instituições os locais onde as grandes ideias nascem. Isso porque é lá que os pesquisadores se encontram e trocam experiências, em conversas que podem despertar valiosos insights.

A história foi lembrada por Luciano Almeida, secretário do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (8), em Ribeirão Preto, em cerimônia que marcou a assinatura dos convênios que viablizarão o Parque Tecnológico do município, a ser implantado no campus da USP da cidade.

Para o secretário, o parque é um grande instrumento para transformação de conhecimento em riqueza – e não só por ser um local para reunião de quem produz pesquisa inovadora. A presença das indústrias, por meio da incubadora e do centro empresarial, é fundamental. “O estado de São Paulo e suas universidades já são campeões de produção de conhecimento. Mas é preciso que isso seja transformado em produtos e serviços competitivos mundialmente”, defende Almeida.

O reitor João Grandino Rodas

O reitor João Grandino Rodas também reforçou a importância da pesquisa aplicada. Segundo Rodas, esta é uma função prevista inclusive nos estatutos da Universidade, que necessita da proximidade com as empresas. “E não é isso que vai prejudicar a autonomia [das pesquisas]”, afirma o reitor.

Professor do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências, e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e coordenador do projeto até esta fase, Oswaldo Baffa Filho enfatiza ainda a importância da parceria da Universidade com a prefeitura de Ribeirão Preto e o Governo do Estado: “a USP não teria como realizar este empreendimento sozinha”.

De acordo com Baffa, a prefeitura levou água e esgoto até o local e forneceu infra-estrutura viária, enquanto a Universidade e a Secretaria de Desenvolvimento ficaram responsáveis pela construção do primeiro edifício do Parque, localizado em um uma área de 300 mil m2, no campus da USP.

Parque
Com três pavimentos, o primeiro prédio do Parque abrigará a sede administrativa e uma incubadora de empresas de base tecnológica, que dará suporte para empreendimentos frutos de projetos de alunos da USP e de outras universidades da região. O cronograma das obras ainda não foi anunciado.

Para uma segunda etapa, está prevista a implantação de uma agência de inovação e um centro tecnológico para certificação de produtos e equipamentos. Também se planeja que o parque reúna centro empresarial, centro de biotecnologia, Faculdade de Tecnologia (Fatec), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), laboratório da Fundação para o Remédio Popular (Furp), e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de natureza empresarial.

O projeto do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que dá apoio a estas iniciativas. O estado conta com 30 parques em projeto, execução ou implantados, sendo que 17 já deles já estão credenciados ao sistema.

Região
Ribeirão Preto é reconhecida como um grande polo da área da saúde. A região abriga um Arranjo Produtivo Local (APL) de equipamentos médicos-hospitalares e odontológicos que conta com cerca de 70 empresas, majoritariamente microempreendimentos.

Para a prefeita da cidade, Dárcy Vera, o Parque contribuirá de maneira decisiva na atração de mais investimentos para a região. “Ribeirão Preto é um dos maiores berços de pesquisadores do mundo. Não podemos mais ver pesquisas nascendo aqui e sendo patenteadas no exterior, como já aconteceu”, diz.

Science Parks
Pela definição da International Association of Science Parks (Iasp), parques tecnológicos são empreendimentos criados e geridos com o objetivo permanente de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.

Para o professor Oswaldo Baffa Filho, se no século XIX se acreditava que o progresso dependia da construção de estradas de ferro, e no século XX, de estradas de rodagem, atualmente, na “economia do conhecimento” que vivemos, o parque tecnológico é visto como um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento.

(Matéria de Luiza Caires, do USP Online)