Curso a distância gratuito para dentistas tem inscrições prorrogadas

Voltado para tratamento de pacientes com comprometimento sistêmico, curso é uma parceria da USP com a UNA-SUS/UFMA

14/03/2017 - Publicado há 7 anos

20170314_Curso_Odontologia

.
As inscrições para o curso Odontologia para Pacientes com Comprometimento Sistêmico foram prorrogadas até dia 20 de março. Desenvolvido pela Faculdade de Odontologia (FO) da USP em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso à distância já tem mais de 6 mil inscritos.

Voltado tanto a estudantes como profissionais formados, o curso fornece um panorama das características sistêmicas e formas de tratamento odontológico de pacientes com doenças renais crônicas, diabete e hipertensão. O curso é composto de uma carga horária de 45 horas e conta com recursos educacionais dinâmicos, como livros digitais, infográficos e jogos, entre outros.

A produção do conteúdo foi realizada pela FO por meio do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (Cape), o Grupo de Estudos e Atendimento em Pacientes Especiais (Geape) – grupo do Cape voltado para crianças e adolescentes – e do Núcleo de Telessaúde, Teleodontologia e Centro de Produção Digital Edmir Matson.

A responsável pela ponte entre a USP e a UFMA é professora Ana Estela Haddad. Para ela, o curso surge como mais uma forma de democratizar o conhecimento produzido no meio acadêmico, uma vez que qualquer um pode acessar as plataformas. No site é possível acessar conteúdos referentes a 12 temas de saúde e a única exigência para a inscrição é a realização de um cadastro a partir do CPF do usuário.

O conteúdo pode ser acessado pela plataforma da UNA-SUS/UFMA e também pelo aplicativo na biblioteca virtual Saite Store (disponível na Apple Store e Google Play), na área temática “Odontologia”. Para obter a certificação é preciso atingir a nota 7.