“Brasil vive a realidade da perda de sua reputação internacional”

É o que afirma Pedro Dallari esta semana, ao falar de como ações do atual governo prejudicam a imagem do País no exterior

 08/07/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

O Brasil passou décadas construindo uma imagem respeitável junto à comunidade internacional, mas essa imagem vem sendo desidratada nos últimos tempos. E é sobre isso que fala o professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana. “O Brasil vive a dura realidade da perda de sua reputação internacional. Desde a redemocratização, em 1985, o País se notabilizou, por meio de diversos e diferentes governos, por construir uma sólida reputação internacional como um agente importante de construção de princípios e instituições para regência da vida neste mundo globalizado”, relata o colunista. “No entanto, essa reputação vem se perdendo rapidamente. O quadro de horror com relação aos direitos humanos no Brasil é a principal causa disso. Os direitos políticos estão sendo sistematicamente atacados pelo governo por intermédio da agressiva posição contra o Judiciário, o Legislativo e pelo combate à democracia”, afirma Dallari.

“O combate à discriminação racial tem sido negligenciado e a liberdade de manifestações e de imprensa visivelmente ameaçada. Isso sem se falar da precarização do trabalho em uma escala nunca vista antes. E com o meio ambiente acontece a mesma coisa”, continua o professor. “E, como síntese de horror, a ameaça à vida: o Brasil já tem mais de 66 mil mortes causadas pela covid-19. E quem é o responsável por isso?”, questiona ele. “Evidentemente, o presidente Bolsonaro, por ação, por omissão e por sabotagem sistemática às ações de políticas públicas que são recomendadas pelo seu próprio governo. Isso acarreta um desastre, do ponto de vista dos direitos humanos, que afeta a imagem do Brasil insuperável. Mas ele não é o único responsável. O que assusta também é o silêncio das forças políticas de oposição.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.