É preciso defender as pessoas em situação de rua, diz colunista

Renato Janine Ribeiro fala dos riscos que as pessoas em situação de rua estão correndo devido à falta de estrutura para se protegerem contra a covid-19

23/09/2020 - Publicado há 4 anos

As populações de rua estão aumentando, comenta Renato Janine Ribeiro na coluna Ética e Política desta semana. Ele alerta que essas pessoas não têm condições de se prevenirem contra o novo coronavírus, usando máscaras, lavando as mãos com água e sabão ou usando álcool em gel. “É uma ferida escancarada”, diz o colunista.

Para o professor, ninguém escolhe viver nessas condições. E pode ser que, em países ricos, um ou outro escolha viver assim, talvez por alguma filosofia de vida. Mas, tanto em países como a França como no Brasil, o colunista não acredita que alguém vá viver na rua porque quer ou goste.

Diante disso, é fundamental ter pessoas, como o padre Júlio Lancellotti, que faz um trabalho constante de defesa da vida dessas populações, diz o colunista. “Pessoas como ele merecem uma admiração muito grande.”

Ele diz ainda que as populações de rua precisam ter oportunidade de crescer, pois nasceram com competências inatas que nunca desenvolveram, pois nunca tiveram oportunidade. “Pode ser que tenham o dom para a música, para a arte, a ciência, a medicina, a advocacia. É um crime contra o País, e não apenas contra essas pessoas, não dar chance a elas de valorizarem o que têm.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.