Marcha Virtual pela Vida quer unir sociedade por valores como ciência e educação

Evento acontece nesta terça com várias atividades pela internet; é possível participar com vídeos, avatares e divulgando a hashtag #MarchaPelaVida

 08/06/2020 - Publicado há 4 anos
Marcha pela Vida terá várias atividades on-line ao longo do dia 9 de junho – Imagem: Divulgação/SBPC

.

Nesta terça, dia 9 de junho, várias atividades transmitidas pelas redes sociais pretendem chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento de valores como a vida, a saúde, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação. As ações fazem parte da Marcha Virtual pela Vida, um movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil, lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A USP participa com a divulgação nas suas redes sociais da hashtag do evento, cujo objetivo é combater a pandemia de coronavírus e superar as crises – sanitária, econômica, social e política – que o País enfrenta. Os pilares do movimento fazem parte de uma declaração divulgada no dia 29 de maio por diversas instituições que se juntaram na Frente pela Vida.

A Marcha Virtual terá ações durante todo o dia, a programação pode ser consultada aqui. Pela manhã, acontecem debates e webinars realizados pelas instituições e organizações participantes. Ao meio-dia, os organizadores convidam todos a participarem de um “tuitaço” com a hashtag #MarchaPelaVida. Também, é possível participar da manifestação virtual com a produção de avatares (para isso deve-se acessar a página Manif.app e seguir as regras de participação). A organização do evento orienta ainda para a divulgação de vídeos curtos nas redes sociais com declarações sobre a importância de se aderir à Marcha.

A tarde, a partir das 13 horas, o evento terá um painel on-line de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos seis eixos da Declaração “Marcha pela Vida”. Depois, haverá um ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha, às 16 horas. Por fim, a programação segue até às 19 horas com uma programação cultural.

Sobre os organizadores

A Frente pela Vida é formada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida.

Acompanhe o evento pelo site oficial da Marcha pela Vida: www.marchavirtualpelavida.org.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.