Cuidado com a saúde deve considerar singularidades do indivíduo

A proposta de mudanças nas políticas públicas de saúde é tema de discussão de artigo publicado no Portal de Revistas da USP

 15/06/2020 - Publicado há 4 anos

Artigo sugere a inclusão de assistência psicológica no atendimento do indivíduo pelo SUS – Foto: Gerd Altmann – Pixabay

Psicólogas da Universidade Estadual de Londrina discutem em artigo publicado no portal de Revistas da USP as singularidades do indivíduo dentro da prática de Políticas Públicas de Saúde. O artigo “Sobre o cuidado na saúde: da assistência ao cidadão à autonomia de um sujeito“, publicado na Revista Psicologia USP vol. 31, de março de 2020, sugere a inclusão da psicanálise e da psicologia no cuidado da saúde com o paciente. Na opinião das autoras, isso ampliaria as perspectivas de atuação dos psicólogos na atenção básica, ultrapassando, assim, o nível de oferta assistencial desses serviços.

O cuidado com a saúde e as políticas públicas dessa área são discutidos a partir de um histórico do Brasil e sua  relação com a assistência, citando-se a participação do Estado no acesso da população rural à saúde, quando da criação do Ministério homônimo, em 1953.

As pesquisadoras citam o ano de 1964, que marcou a atenção médica para os mais privilegiados economicamente, em detrimento da população mais carente, sem que a saúde coletiva fosse levada em conta. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) não foi suficiente para o Estado privilegiar a questão da saúde como fundamental na vida dos cidadãos brasileiros, trabalhadores.

+ Mais

Artigo propõe reflexão sobre o papel social do consumo na busca pela felicidade

Portal de Revistas da USP traz 190 publicações científicas com acesso aberto

O artigo aponta o abismo entre “o que se preconiza nas diretrizes das práticas de humanização e o cuidado e sua real aplicabilidade no cotidiano de trabalho dos profissionais”, enfatizando a intervenção da psicanálise como auxílio do processo de cuidado individualizado, visando ao bem-estar não só físico, mas também emocional e mental das pessoas. Nesse contexto, as autoras trazem à tona a seguinte pergunta: o que as Unidades Básicas de Saúde, as UBSs, têm a oferecer aos pacientes no sentido de atender, na prática, às suas necessidades reais e urgentes?

A proposta é a discussão do que seria o cuidado à saúde “que considere o indivíduo em sua singularidade (…)”, levando em conta sua condição de “protagonista” da sociedade. A contribuição da psicanálise nessas questões seria a de auxiliar na cura baseada na “relação profissional-saúde dos usuários“.

Segundo as autoras, está mais do que na hora de compreendermos o cuidado como exercício dedicado aos pacientes, permitindo que surjam condições mais favoráveis tanto de trabalho dos profissionais quanto de assistência humanizada aos indivíduos, “como oportunidade para fazer surgir outra coisa que não seja estritamente o controle ou a cura de doença, ou seja, para trazer à cena a satisfação, aperfeiçoando-se a escuta e encaminhamentos ao mal-estar manifestado pelos usuários e seus desdobramentos ao exercício do trabalho na saúde pública”, concluem.

Artigo
ROOSLI, A. C.; PALMA, C. M.; ORTOLAN, M. I. Sobre o cuidado na saúde: da assistência ao cidadão à autonomia de um sujeito. Psicologia USP, São Paulo, v. 31, e1801145, 2020. ISSN: 10.1590. DOI:  Disponível em: revistas.usp.br. Acesso em: 11 maio 2020.

Mais informações: anaclaudia79@uel.br, com Ana Cláudia Barbosa da Silva Roosli.

Margareth Artur / Portal de Revistas USP


Revistas da USP
A seção Revistas da USP é uma parceria entre o Jornal da USP e a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Águia) que apresenta artigos de autores de diversas instituições publicados nos periódicos do Portal de Revistas USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.