USP Especiais #16 – Série Versatilidade das Teclas IV – Rock e experimentação

Programa traz escuta inusitada de grupos do rock experimental psicodélico e progressivo brasileiro

 03/06/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #16 – Série Versatilidade das Teclas IV - Rock e experimentação
/

Versatilidade das Teclas é uma série de quatro programas que aborda pianistas e tecladistas especialmente originais dos anos 70 e 80. Suas contribuições para a pluralidade da música popular brasileira são tratadas por meio da pesquisa de Carlos Eduardo Samuel, do Grupo de Estudos Radiofônicos da ECA-USP.

Com uma sonoridade eletrizante, este episódio evidencia os grupos A Barca do Sol, Veludo e A cor do som. A Barca do Sol, que lançou seu primeiro disco independente em 1974, sob direção do músico Egberto Gismonti, vem representado pelas canções Arremesso e Alasca. Ambas com características importadas do rock progressivo, apresentam um lirismo e delicadeza na instrumentação e um aspecto trovadoresco na voz. Já Veludo, grupo que se tornou um dos maiores expoentes do rock progressivo brasileiro, traz um diálogo eletrizante entre o órgão e a guitarra. Diálogo presente nas músicas Veludeando, Egoísmo e Antenórium II. E, finalmente, A cor do som, grupo baiano fundado em 1977 que lançou o primeiro disco independente de Moraes Moreira. Com uma sonoridade cheia de vida e trazendo características da brasilidade, a música Frutificar traz um generoso solo de piano elétrico, uma sensação de diálogo entre os sintetizadores e uma enérgica participação da percussão.

Embarque nesta viagem sonora psicodélica e extraordinária e aproveite.

 

Créditos do programa

Direção, curadoria, montagem e edição: Carlos Eduardo Samuel

Supervisão: Ivan Vilela


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.