Jornadas com Beethoven #4 – Liszt, discípulo de Beethoven

Encerrando o mês de março, quarto programa trata de Franz Liszt, compositor integralmente devotado a Beethoven

 31/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 01/06/2020 as 11:27
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven - USP
Jornadas com Beethoven #4 - Liszt, discípulo de Beethoven
/

Em sua 5ª Sinfonia, Beethoven criou um apaixonante novo mundo sonoro a partir de um material musical extremamente simples. Nas palavras do crítico E. T. A. Hoffmann, essa sinfonia expressou “o romantismo na música no mais alto grau”. Muito da produção posterior de Beethoven seguirá por esse caminho e, assim, ele foi muito cultivado pelos mais diversos compositores românticos, tais como Schumann, Brahms, Wagner e Berlioz.

O quarto programa da série é dedicado a um compositor que, desde a adolescência, admirava Beethoven: Franz Liszt (1811-1886). Liszt é reconhecido pela estrutura rigorosa erigida a partir de um só motivo musical. Dele, são apresentadas aqui:

Sonata em Si Menor (interpretação de Daniel Barenboim);

Concerto nº 1 para piano (interpretação de Georges Cziffra pai [orquestra] e Georges Cziffra [piano]);

Bagatelle sans tonalité (interpretação de Leslie Howard).

 

Acompanhe toda a série aqui.

 

Créditos

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez

Supervisão: Gustavo Xavier


Jornadas com Beethoven
Série semanal sobre a vida e a música do compositor Ludwig van Beethoven para comemorar os 250 anos de seu nascimento. A série está dividida em capítulos mensais: o primeiro programa do mês é essencialmente biográfico e delimita o período da vida de Beethoven a ser tratado, cujas músicas são apreciadas nos demais programas do mês. O programa é transmitido pela Rádio USP, às sextas-feiras, às 21h, e disponibilizado como podcast às quartas-feiras.
Roteiro e apresentação: Vitor Ramirez
Revisão: Gustavo Xavier

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.