Jornadas com Beethoven #4

Encerrando o mês de março, quarto programa trata de Franz Liszt, compositor integralmente devotado a Beethoven

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=310669

Jornadas com Beethoven #4
Jornadas com Beethoven

 
 
00:00 / 57:00
 
1X
 

Em sua 5ª Sinfonia, Beethoven criou um apaixonante novo mundo sonoro a partir de um material musical extremamente simples. Nas palavras do crítico E. T. A. Hoffmann, essa sinfonia expressou “o romantismo na música no mais alto grau”. Muito da produção posterior de Beethoven seguirá por esse caminho e, assim, ele foi muito cultivado pelos mais diversos compositores românticos, tais como Schumann, Brahms, Wagner e Berlioz.

O quarto programa da série é dedicado a um compositor que, desde a adolescência, admirava Beethoven: Franz Liszt (1811-1886). Liszt é reconhecido pela estrutura rigorosa erigida a partir de um só motivo musical. Dele, são apresentadas aqui:

Sonata em Si Menor (interpretação de Daniel Barenboim);

Concerto nº 1 para piano (interpretação de Georges Cziffra pai [orquestra] e Georges Cziffra [piano]);

Bagatelle sans tonalité (interpretação de Leslie Howard).

 

Acompanhe toda a série aqui.

 

Créditos

Roteiro, apresentação e montagem: Vitor Ramirez

Supervisão: Gustavo Xavier

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.