Exclusão social do negro não pode ser ignorada no Brasil

Nesta edição do “Diversidade em Ciência”, Rosângela Malachias fala sobre diversidade étnico-racial e mídia

02/03/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: US Air Force/Wikimedia Commons – Arte: Caio Vinícius Bonifácio/Jornal da USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Rosângela Malachias, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e professora adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com pós-doutorado na Cátedra Unesco, na Universidade Metodista de São Paulo, ela fala  nesta edição do Diversidade em Ciência sobre mídia e etnia.

Atualmente, ela desenvolve também a pesquisa Escravidão Negra no Brasil: representações midiáticas, racismos e resistências transculturais, na UERJ. Em seu doutorado, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisou Os sonhos podem acontecer, teorias e práticas à ampliação do discurso preventivo ao abuso de drogas com a inclusão de jovens negros e mulheres.

Foi pesquisadora da Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program, na University of Maryland, nos Estados Unidos. É também pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, da Universidade de São Paulo (Neinb-USP), e do Núcleo de Comunicação e Educação, da ECA-USP (NCE).  Também é docente dos cursos do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://www.radio.usp.br/?page_id=5404