Mercado de trabalho no Brasil não é igual para homens e mulheres

Brasil faz parte do grupo de países que apresentam mais diferenças entre homens e mulheres no âmbito trabalhista

 13/03/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Em 1951, o Brasil assinou e ratificou a Convenção nº 100, que trata sobre a igualdade de remuneração entre trabalhadores e trabalhadoras. Depois,  veio a famosa Convenção Internacional do Trabalho nº 111, que proíbe a discriminação de emprego e ocupação. Todos que ratificaram o documento têm o compromisso de promover essa igualdade.

A OIT – Organização Internacional do Trabalho – vem apresentado relatórios, e o último, divulgado em 2019, relativo ao ano de 2018, mostra que 48% das mulheres com mais de 15 anos já estão trabalhando. O Brasil é o país com mais diferenças entre homens e mulheres no âmbito do trabalho, chegando a 35% a diferença entre os gêneros. As mulheres só ocupam 30% dos altos cargos executivos no país. As cortes internacionais já processaram o País por discriminação racial no mercado de trabalho. É o famoso caso de Simone André Diniz, ocorrido em 1976, quando um artigo de jornal apresentava uma vaga para empregada doméstica, especificando que tinha de ser branca. A candidata, barrada por ser negra, ganhou na justiça o direito a uma indenização. A professora Eunice Prudente lembra que “seria necessária uma ampla discussão a respeito do não cumprimento pelo governo brasileiro de compromissos internacionais perante a Organização Internacional do Trabalho”.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.