Na área ambiental, não há o que comemorar no primeiro ano de Bolsonaro

Pedro Luis Côrtes faz retrospectiva dos principais acontecimentos e ações do governo em 2019 em relação ao meio ambiente

20/12/2019 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Se o ano de estreia de Jair Bolsonaro na presidência teve momentos marcantes, em boa parte eles estão relacionados a pautas ambientais. Do desastre de Brumadinho às manchas de óleo em extensa faixa do litoral, o presidente e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, passaram o ano diante de situações delicadas.

Para repercutir como o governo se portou diante dos problemas ambientais ao longo do ano, o Jornal da USP no Ar conversou com o professor Pedro Luis Côrtes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP.

“Foi um ano terrível”, começa. Ele relembra que, antes mesmo da posse de Bolsonaro, havia ameaças de que o Ministério do Meio Ambiente seria reduzido à secretaria. Porém, por pressão inclusive de ruralistas, que temiam que a extinção afetasse as exportações, o governo recuou.

O professor retoma o desastre Brumadinho, as queimadas na Amazônia e o misterioso vazamento de óleo que atingiu as praias ao longo da costa brasileira para apontar um imobilismo do governo. Quando era necessário, o governo não se manifestava e as ações de remediação demoravam a surgir, quando surgiam.

Para Côrtes, houve um desmonte de estruturas oficiais ligadas à proteção ambiental, e o governo insiste em práticas que estimulam a predação do ambiente – como exonerações no Ibama e Inpe, por exemplo. “Infelizmente, não há o que comemorar na área ambiental no primeiro ano de governo Bolsonaro”, afirma.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Jornal da USP no Ar