Africanos ajudaram a construir a memória de São Paulo

São muitos os registros da presença da história construída pelos negros na cidade, como demonstram os bairros da Liberdade e do Bexiga

 21/11/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

No dia da Consciência Negra, comemorado ontem (20), a professora Raquel Rolnik lembrou de lugares onde está presente a história da memória negra na capital paulista. Bairros como Liberdade e Bexiga são alguns deles. Na Praça da Liberdade, que era conhecida como Largo da Força, e onde tinha um pelourinho, os escravos eram comercializados e havia um cemitério de negros e indigentes. Já o Bexiga se notabilizou pela presença de um quilombo no século 19. O assunto foi tema da coluna desta semana da professora Raquel Rolnik.

Acompanhe pelo link acima.


Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.