Saúde mental dos jovens é analisada no “setembro amarelo”

Mudanças na rotina, como a provocada pela universidade, podem explicar aumento de depressão entre os jovens

17/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 26/09/2019 as 9:57
Logo da Rádio USP

Nesta edição do programa Saúde sem Complicações, as convidadas, psicóloga Edilene Mendonça Bernardes, do Centro de Orientação Psicológica (COPI) da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP), e professora Laura Vilela e Souza, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, falam sobre o “setembro amarelo”, mês de prevenção contra o suicídio.

De acordo com a psicóloga Edilene Mendonça, “a saúde mental dos jovens está cada vez mais chamando atenção dos profissionais da área”, já que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram aumento de mais de 20% nos casos de depressão entre jovens. A psicóloga lembra que mudanças na rotina desses jovens, como a universidade, por exemplo, causam grande impacto com reações de isolamento social.

Para a professora Laura, o que está acontecendo com os jovens é algo complexo, por isso há uma tentativa de explicá-lo de diferentes olhares. “Estamos em um momento sócio cultural específico, com uma valorização intensa do individualismo, da competição entre pares e relações sociais marcadas pelo isolamento”; isso, aliado à autocobrança e autocomparação constante, que trazem prejuízo em geral para o momento que estão vivendo.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção de Rosemeire Talamone.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde sem complicações.