Identidades é tema do próximo encontro do Programa Conferências USP

De 11 a 13 de setembro, a questão da identidade será debatida sob diversos aspectos: a identidade como problema, cultura material e imaterial e identidade; etnia e identidade; gênero e identidade; nação e identidade; e classe e identidade.

31/08/2012 - Publicado há 12 anos

De 11 a 13 de setembro, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa, será realizado o próximo Encontro do Programa Conferências USP 2012 com o tema Identidades, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pelo comitê de humanidades formado por quatro professores, dois da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Brasílio João Sallum Júnior e Lilia Schwarcs; e dois da Faculdade de Educação, Afranio Catani e Diana Vidal.

A Conferência terá abertura do pró-reitor de Pesquisa, Marco Antonio Zago, e contará com a participação de professores da USP e de outras Universidades – de distintas formações da área de humanidades – Princeton University e a Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. Durante os três dias do evento a questão da identidade será debatida nas palestras sob diversos aspectos: a identidade como problema, cultura material e imaterial e identidade; etnia e identidade; gênero e identidade; nação e identidade; e classe e identidade.

Mosaico

A realização desta Conferência se deve pelo fato do tema Identidades ser chave no mundo contemporâneo, devido ao processo acelerado de globalização que vem colocando em xeque todas as formas tradicionais de identificação coletiva, estimulando sua redefinição e gerando novas, fazendo com que assim como exibimos pertencimentos a vários grupos, sentimo-nos desenraizados.

Segundo o comitê de humanidades, o objetivo é compreender o mosaico que constitui tais formas de estar no mundo, produzir consensos e desenhar conflitos. É uma oportunidade para discutir a redefinição contemporânea dos critérios de pertencimento às várias coletividades de que participamos – de origem, de etnia, de gênero, de classe e de nação e outras mais. E também um convite para evitar receitas fáceis ou outras formas de produção de essências, atentando para novas maneiras de pensar em inclusão (mas também prever a exclusão), para desenhos originais de participação e de pertença.

A participação nas Conferências USP é gratuita. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro pelo site do Programa. As palestras também podem ser conferidas ao vivo pelo site do IPTV.

Confira a programação completa desta Conferência USP 2012 – Tema Identidades, que será realizada de 11 a 13 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no link.

O Programa Conferências USP foi criado com o objetivo de fomentar a discussão dos grandes temas e desafios da ciência, da tecnologia e da sociedade no século 21 para além do âmbito acadêmico. As conferências estão agrupadas em dez temáticas diferentes, distribuídas em todas as áreas do conhecimento (ciências da vida, humanas e sociais aplicadas, e exatas e tecnológicas).

Conferência USP na área das Ciências da Terra

Durante os dias 2 e 3 de julho, das 8h às 18h, a Pró-Reitoria de Pesquisa promoveu a Conferência USP na área das Ciências da Terra, que foi realizada no Anfiteatro Francisco Romeu Landi da Escola Politécnica. Este evento teve a participação de 16 cientistas de renome mundial, que abordaram em suas palestras os temas na fronteira do conhecimento sobre a evolução do planeta Terra, contemplando as áreas de conhecimento em oceanografia, geologia, geofísica, ciências atmosféricas, mudanças climáticas e suas intersecções com a química, a biologia e a física.

Esta Conferência USP com o tema Identidades acontece na Casa de Cultura Japonesa, situada na Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-3724 / 3548 ou por e-mail: prp@usp.br