USP Talks discute o uso terapêutico da maconha e seus derivados

“Maconha, canabinoides e sociedade” será o tema da primeira edição de 2017 do programa.

 20/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/05/2017 as 15:02
Por

“Maconha, canabinoides e sociedade” será o tema da primeira edição de 2017 do programa USP Talks, que será realizada no dia 29 de março, das 12h30 às 13h30, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073).

A regulamentação do uso terapêutico da maconha e dos seus derivados — os chamados canabinoides — é um dos temas mais polêmicos da atualidade. Evidências sugerem que substâncias presentes na planta podem aliviar os sintomas de diversas doenças, como câncer, epilepsia, esclerose múltipla e uma série de transtornos psiquiátricos. O uso da maconha in natura, porém, segue proibido no país, tanto para uso medicinal quanto recreativo.

O que a ciência e a medicina têm a dizer sobre isso? Este será o principal tópico a ser debatido por duas das maiores autoridades científicas sobre o assunto no país: o professor titular de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, José Alexandre Crippa, e o professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ronaldo Laranjeira.

A entrada é livre e gratuita, por ordem de chegada, até o limite de ocupação do auditório (168 lugares). Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo canal USP Talks no YouTube.

O USP Talks é uma iniciativa da USP, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e apoio da Livraria Cultura, que tem como objetivo promover um debate qualificado com a sociedade sobre temas importantes do noticiário nacional.

Esta será a 9ª edição do programa, que já debateu questões como zika e microcefalia, raízes da corrupção no Brasil, mitos e realidades da cura do câncer, violência contra a mulher, as origens da vida e do universo, a relação entre tecnologia e transparência, a reforma do ensino médio e os impactos e efeitos das mudanças climáticas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.