USP e Universidade do Estado do Amazonas discutem possíveis parcerias

Em visita à Reitoria, os dirigentes das duas universidades conversaram sobre o potencial de pesquisa da Amazônia

01/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 06/02/2019 as 17:08
A reunião foi realizada no Prédio da Reitoria, na Cidade Universitária – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No dia 1º de fevereiro, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, visitou a Reitoria e foi recebido pelo vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, acompanhado do chefe de Gabinete substituto, Marcos Domingos Siqueira Tavares, e do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Durante a visita, Costa reforçou que a UEA tem grande interesse em fortalecer a parceria entre as duas universidades com um apoio institucional que reúna todas as atividades que já estão sendo desenvolvidas e alavanque outras iniciativas.

“A USP defende a necessidade de proteção da Amazônia e a valorização do trabalho de pesquisa tanto na Amazônia Verde quanto na Amazônia Azul. Ainda há muito a aprender e, além do interesse na pesquisa e na inovação tecnológica, temos condições de contribuir com soluções para sua preservação e desenvolvimento”, afirmou o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes. O dirigente também explicou que a USP tem procurado aumentar especialmente a colaboração com instituições brasileiras e dos países da América Latina.

Também acompanharam a visita os representantes da Fundação Vanzolini João Amato Neto (presidente), Marcelo Schneck Pessôa, José Renato Santiago Junior e Marilene Gomes de Vasconcelos Flores.

Na comitiva da UEA, além de Costa, estavam presentes o vice-diretor e o diretor executivo da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos, Carlos Henrique de Souza e Elias Moraes de Araújo, respectivamente.