Professores criticam notícia sobre posse de nova direção do Instituto de Relações Internacionais

Pedro Dallari e Kai Enno Lehmann conversaram sobre o processo eleitoral da unidade, criticaram seu resultado final e a cobertura dada à posse pelo “Jornal da USP”

09/05/2018 - Publicado há 6 anos

Os professores Pedro Dallari, ex-diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e representante da Congregação do instituto no Conselho Universitário (Co) da USP, e Kai Enno Lehmann, também do IRI, visitaram a Superintendência de Comunicação Social, no último dia 8 de maio, para comentar criticamente a recente notícia que o Jornal da USP publicou sobre a posse da nova diretora do instituto, Janina Onuki, e do vice-diretor, Moacyr Martucci Junior.

Na visita, os professores Dallari e Lehmann conversaram sobre o processo eleitoral realizado no IRI, criticaram seu resultado final e a cobertura dada à posse pelo Jornal da USP, em matéria intitulada Nova diretora destaca apoio da comunidade acadêmica para fortalecer caráter de excelência do IRI.

O cerne de suas críticas, segundo eles, está resumido em documento assinado por vários professores presidentes de comissões do IRI, divulgado no dia 27 de abril passado, que publicamos a seguir:

Declaração à comunidade da USP

Posse da direção do IRI: não há o que celebrar
A comunidade do IRI não participará da cerimônia do dia 3 de maio

Está prevista para o próximo dia 3 de maio a cerimônia de posse da nova direção do Instituto de Relações Internacionais (IRI), que terá lugar na sala do Conselho Universitário, e não nas dependências do Instituto, como seria normal. Essa circunstância é ilustrativa, por si só, da falta de sentido do evento, dada a absoluta desconexão entre os novos dirigentes e a comunidade do IRI.

É preciso lembrar que a atual direção do IRI é beneficiária de intervenção judicial que impediu a participação eleitoral da chapa de candidatos amplamente preferida por nossa comunidade. Essa preferência ficou claramente demonstrada em processo oficial de consulta a professores, alunos e funcionários. Tendo renunciado sem qualquer explicação às vésperas da consulta, os dirigentes atuais nem mesmo se submeteram ao processo, obrigatório pelo regimento do Instituto. Falta a eles, portanto, o atendimento de requisitos mínimos de legitimidade que lhes possibilitem conduzir o IRI e liderar a nossa comunidade.

Essa anomalia tem colocado em risco o funcionamento do Instituto. O quadro é de absoluta prostração. Projetos relevantes foram interrompidos ou transferidos para outras unidades, no aguardo de que a eleição de uma diretoria legítima possa congregar nossa comunidade, propiciando a integração que impulsionou a evolução virtuosa verificada desde a criação do curso de graduação em relações internacionais, em 2002.

Tendo em vista inclusive o risco de paralisação completa do IRI, os presidentes e vice-presidentes de todas as comissões estatutárias do Instituto, eleitos pela Congregação em 22 de março último, decidiriam pela criação do Colégio dos Presidentes das Comissões do IRI (CPC-IRI), fórum de articulação destinado a garantir a continuidade das atividades essenciais básicas de ensino, pesquisa e extensão. Face à absoluta falta de legitimidade e de capacidade de gestão da direção emanada da intervenção judicial, esse colegiado tem atuado junto aos professores, alunos e funcionários do IRI, e perante o conjunto da USP, para a preservação da vida acadêmica.

Em que pese o importante significado desta iniciativa, seu alcance é limitado, sendo evidente que apenas com a saída dos atuais dirigentes e a realização de uma eleição legítima poderá ser reestabelecida a normalidade. Assim, para que o instituto retome sua trajetória, os integrantes do Colégio dos Presidentes das Comissões do IRI têm pedido publicamente à professora Janina Onuki e ao professor Moacyr Martucci Jr. que renunciem aos cargos de diretor e vice-diretor do IRI, abrindo caminho, com esse gesto, para a superação da crise.

Em sua breve história, o IRI conquistou posição acadêmica de relevo. Diante da gravidade da situação atual, essa conquista só poderá ser preservada com a realização de eleição que congregue nossa comunidade em torno de uma direção legítima.

Por todo o exposto, comunicamos a toda a Universidade de São Paulo que não estaremos presentes no evento do dia 3 de maio, assim como a expressiva maioria da comunidade do IRI.

São Paulo, 27 de abril de 2018.

Professor PEDRO BOHOMOLETZ DE ABREU DALLARI
Representante da Congregação do IRI no Conselho Universitário