Novos diretores da Saúde Pública e do Instituto de Química tomam posse

As cerimônias de posse dos novos dirigentes da FSP e do IQ acontecerão no dia 10 de maio

04/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/05/2018 as 12:53
Fachada do prédio da Faculdade de Saúde Pública – Foto: Arquivo / USP Imagens

No próximo dia 10 de maio (quinta-feira), às 10h, tomarão posse o novo diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Oswaldo Yoshimi Tanaka, e a nova vice-diretora da unidade, Carmem Simone Grilo Diniz. A cerimônia será realizada no Auditório João Yunes (Av. Dr. Arnaldo, 715, em São Paulo).

Oswaldo Yoshimi Tanaka é graduado em Medicina, mestre e doutor em Saúde Pública, todos pela USP. É professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde desde 2003. Atualmente, é coordenador do Grupo de Trabalho de Avaliação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Desenvolve projetos de pesquisa no campo da avaliação de política e gestão em saúde, com especial interesse na integralidade da atenção em saúde em municípios de grande porte. Tem experiência em Saúde Pública/Saúde Coletiva com pesquisa, docência e consultoria em avaliação de políticas públicas, serviços e sistemas de saúde.

Carmem Simone Grilo Diniz possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e residência, mestrado e doutorado em Medicina Preventiva pela USP. É professora titular do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade desde 2011. Durante 20 anos, colaborou com a organização não governamental Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde em atividades de assistência, pesquisa e ensino.

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Preventiva, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Violência de Gênero, Gênero e Saúde Materna, Saúde Materno-infantil e Saúde Pública Baseada em Evidências.

Instituto de Química

No mesmo dia, às 16h, será realizada a cerimônia de posse dos novos diretor e vice-diretor do Instituto de Química (IQ), Paolo Di Mascio e Pedro Vitoriano de Oliveira, respectivamente. O evento será realizado na Sala do Conselho Universitário (Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo).

Paolo Di Mascio é professor titular do Departamento de Bioquímica. Fez graduação em Tecnologia Biomédica pela Universidade Católica de Louvain, graduação em Química Clínica pela Universidade Livre de Bruxelas, doutorado em Tecnologia Biomédica pela Universidade de Düsseldorf e pós-doutorado pela USP.

Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, mais especificamente em Arquitetura Molecular e Processos Redox. Seus interesses de pesquisa incluem desvendar os mecanismos pelos quais espécies de oxigênio, principalmente o oxigênio singlete, desempenham papéis fisiológicos e patofisiológicos.

Pedro Vitoriano de Oliveira é graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), mestre pela USP, doutor pela UFSCar e pós-doutor pela USP. É professor titular do Departamento de Química Fundamental e coordena o Grupo de Análises e Pesquisas em Espectrometria do IQ.

Atua na área de Química Analítica, com ênfase nos Métodos Ópticos de Análise, visando aos estudos fundamentais e ao desenvolvimento de métodos para determinações de concentrações totais e de especiação química de elementos em amostras biológicas, alimentos, ambientais e de interesse tecnológicos.

Entrada de um dos prédios que compõem o Instituto de Química da USP – Foto: Arquivo / USP Imagens