Medicina inaugura Memorial do Departamento de Gastroenterologia

O Memorial dispõe de nove quadros das personalidades que ajudaram e ajudam a construir a história do departamento

 09/09/2016 - Publicado há 8 anos
20160909_medicina
Foto: Divulgação/FMUSP

A história do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) está agora mais visível e ao alcance de todos os interessados. Foi inaugurado, no dia 19 de agosto, o Memorial do departamento, nas dependências do anfiteatro da Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia.

O Memorial dispõe de nove quadros das ilustres personalidades que ajudaram e ajudam a construir a história. Que se dedicaram e se dedicam a gerar, transmitir e difundir conhecimentos para a prevenção e o tratamento das doenças do aparelho digestivo. O descerramento da placa inaugural foi feito por Angelita Gama, Professora Emérita de Cirurgia, responsável pela criação da Disciplina de Coloproctologia da FMUSP, e por Ana Maria Pinotti, esposa do falecido professor Henrique Walter Pinotti. A solenidade de inauguração contou com a participação de autoridades do complexo Hospital das Clínicas (HC) e de familiares das personalidades homenageadas, que fizeram questão de prestigiar o momento histórico do departamento.

O Memorial foi idealizado pelos professores titulares Flair José Carrilho, da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, Ivan Cecconello, da Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, e Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, da Divisão de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo. O Departamento de Gastroenterologia da FMUSP, criado em 1986, reúne as disciplinas de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia e Transplantes de Órgãos do Sistema Digestivo.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.