Em visita ao campus de Piracicaba, futuros vestibulandos se aproximam da Universidade

Projeto Profissões na Esalq estabelece parcerias com escolas públicas do município para que alunos conheçam os cursos oferecidos pela instituição, suas instalações e a comunidade universitária

22/06/2016 - Publicado há 8 anos
Profissionais de oito áreas diferentes contaram aos estudantes os desafios e gratificações de suas carreiras| Foto: Gerhard Waller

O projeto Profissões na Esalq, criado em 2011, busca por meio de parcerias com escolas públicas do município de Piracicaba, aproximar os estudantes do universo acadêmico. Assim, os pré-vestibulandos participam de visitas a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP para conhecerem os cursos oferecidos pela instituição, suas instalações, os universitários e docentes. Dessa forma, adquirem maior conhecimento sobre as diferentes áreas de atuação e possibilidades de carreiras. “Queremos levar aos estudantes informações e orientações que, muitas vezes, não chegam até eles e são fundamentais para prepará-los para um exame de vestibular da Fuvest, além de auxiliar na escolha do curso”, ressaltou Sueli Pereira Nunes, coordenadora do projeto.

Desde maio, a Esalq estabeleceu parceria com a escola Escola Estadual Sud Mennucci, que atualmente oferece o Programa de Ensino Integral. Com isso, os estudantes participaram de diversos encontros com o Profissões na Esalq, conheceram a instituição, realizaram oficinas práticas, conversaram com profissionais e puderam sentir um pouco da vivência na universidade. Para encerrar esses encontros, na última terça-feira, 21 de junho, os alunos ouviram profissionais de oito áreas diferentes: engenharia agronômica, odontologia, medicina, medicina veterinária, jornalismo, letras, engenharia civil e administração. “Com o projeto estamos consolidando mais uma ação, que é fazer com que a universidade chegue até a sociedade, principalmente aos jovens que estão se preparando para o vestibular. Essa atividade é uma oportunidade dos alunos conhecerem o campus e as possibilidades existentes dentro da instituição”, disse o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio.

Na Sud Mennucci, os jovens possuem a disciplina “Projeto de Vida”, a qual se preocupa em conhecer cada aluno, além de ajudá-lo nas decisões pessoais e profissionais para o futuro. O projeto Profissões na Esalq adaptou essa disciplina durante os encontros e criou o “Faça da USP o seu projeto de vida”, para acrescentar conhecimentos aos estudantes e orientá-los em suas dúvidas. “É uma forma de acrescentar e oferecer uma oportunidade aos alunos de conhecerem mais profissões e novas escolhas”, disse Eliane de Fátima Silva, professora que leciona a disciplina. Julia Fermino, do 2º ano do ensino médio, participou de todos os encontros e contou que sua vontade de estudar Engenharia Agronômica só aumentou. “Pra mim foi uma chance enorme de ter um contato maior com a faculdade e isso possibilitou pensar em um projeto de vida que irei traçar futuramente. Tenho um foco, que é estudar para conseguir entrar no curso de agronomia da Esalq”, contou.

O contato e a aproximação com a universidade, com a rotina dos universitários e a possibilidade de ouvir profissionais de diferentes áreas, foi uma forma de integrar esses alunos do ensino médio ao meio acadêmico, por meio de conversas informais. “Foi muito bacana participar e poder contar um pouco da minha experiência para eles, pois eu não tive essa oportunidade quando estava no lugar desses jovens e acho importante esse momento em que podem conversar com profissionais que estão trabalhando na área e vivenciam a profissão diariamente”, ressaltou Luciana Nunes Silva, médica veterinária que conversou com os estudantes.

Ana Carolina Brunelli / Divisão de Comunicação da Esalq