Calouros são recebidos com festa na matrícula da Fuvest

Veteranos recebem os novos alunos com atividades e trote solidário: “O importante é que eles estejam felizes”

13/02/2017 - Publicado há 7 anos
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Veteranos e calouros comemoram aprovação na FAU – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
As 8.734 vagas da USP disponíveis pela Fuvest começaram a ser preenchidas hoje (13), no primeiro dia de matrícula dos aprovados.

Todos os institutos da Universidade se prepararam para recepcionar seus calouros. Após a inscrição, os veteranos recebem os novos alunos com muitas atividades e o chamado trote solidário, sem violência e voltado a ações sociais. “Tudo é feito para o bixo (ingressante) se divertir. Ninguém é obrigado a fazer nada, o importante é que eles estejam felizes”, diz um dos organizadores da festa de recepção da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Com o consentimento dos estudantes, além de pintar o rosto dos calouros com tinta e da famosa piscina de lama, os politécnicos prepararam uma festa com muita música, futebol de sabão e comida, vendida pela Atlética, órgão oficial de representação esportiva da Poli, para arrecadar fundos voltados ao esporte.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Matrícula dos aprovados na primeira e segunda chamadas acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A novidade na Poli é a Comissão Anti-Opressão (CAO). A CAO é formada pela união de quatro outros coletivos: o Polipride (LGBT), o Polinegra, o Poligen e o Politécnicas Resistem, que buscam aumentar sua representatividade dentro do instituto se apresentando aos calouros logo no primeiro contato com a Universidade. “Tudo está mudando, ainda bem. Já era a hora!”, comenta uma das participantes do coletivo.

Na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, os calouros podem doar seus cabelos por meio de um trote solidário. As doações serão repassadas a instituições responsáveis pela produção de perucas destinadas a pessoas com câncer.

Os coletivos “fauanos” venderão comida durante todo o dia de matrícula para levantar fundos. Além disso, o ingressante pode adquirir o popular “kit bixo”, um combinado de camisetas, canecas, chaveiros e tudo mais para demonstrar seu orgulho pela nova faculdade.

As atividades seguem durante todo o dia em diversas unidades. A festa de recepção conta com muita música e apresentação de baterias universitárias. Amanhã (14) é o último dia de matrícula para os convocados da primeira e segunda chamadas. Os documentos necessários para realização do processo são encontrados neste site.

Veja imagens da matrícula da Fuvest em São Paulo:.

[cycloneslider id=”matricula-fuvest-2017″]