Carreira de internacionalista permite atuação em empresas

Atuação de profissionais de Relações Internacionais não se restringe à diplomacia

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Foto: Benteley Smith/Flickr-CC
A habilidade principal do especialista em área internacional é compreender a diversidade – Foto: Benteley Smith/Flickr-CC

.

Quem se forma no curso de Relações Internacionais é chamado de internacionalista. No vestibular da USP, está entre as cinco carreiras mais disputadas. “Quando se fala em Relações Internacionais se pensa logo em ser diplomata, mas a gama de atividade é bem mais ampla. A habilidade de um internacionalista é entender as diferentes culturas e estruturas socioeconômicas e jurídicas dos países, além da conexão desses assuntos. Isso faz com que o profissional seja muito requerido por empresas também”, garante o professor Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. A unidade é a mais nova da Universidade, foi criada em 2005.

A carreira de internacionalista foi tema do programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, desta quinta-feira, 15 de setembro. O diretor do IRI conversou com a jornalista Miriam Ramos e jovens que querem seguir a carreira. Ele tirou dúvidas sobre as áreas de atuação e a grade curricular.

Nos dois primeiros anos do curso de graduação, que tem duração de quatro anos, disciplinas como Direito, Economia, Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História dão a base para a formação do futuro profissional. A partir do segundo ano, o aluno pode concentrar seus estudos em disciplinas da área que pretende atuar, como Meio Ambiente, Economia, Direitos Humanos.

 

Ouça o programa e conheça melhor a carreira de um internacionalista:

Bloco 01

Clique aqui para fazer download

 

Bloco 02

Clique aqui para fazer download

 

Bloco 03

Clique aqui para fazer download

logo_radiousp790px

.

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas de jovens estudantes.  Participam ainda estudantes da área que compartilham suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho. O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira às 13 horas, com reprise aos domingos às 16 horas.

Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

 

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados