Carreira de internacionalista permite atuação em empresas

Atuação de profissionais de Relações Internacionais não se restringe à diplomacia

 15/09/2016 - Publicado há 8 anos
Foto: Benteley Smith/Flickr-CC
A habilidade principal do especialista em área internacional é compreender a diversidade – Foto: Benteley Smith/Flickr-CC

.

Quem se forma no curso de Relações Internacionais é chamado de internacionalista. No vestibular da USP, está entre as cinco carreiras mais disputadas. “Quando se fala em Relações Internacionais se pensa logo em ser diplomata, mas a gama de atividade é bem mais ampla. A habilidade de um internacionalista é entender as diferentes culturas e estruturas socioeconômicas e jurídicas dos países, além da conexão desses assuntos. Isso faz com que o profissional seja muito requerido por empresas também”, garante o professor Pedro Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. A unidade é a mais nova da Universidade, foi criada em 2005.

A carreira de internacionalista foi tema do programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, desta quinta-feira, 15 de setembro. O diretor do IRI conversou com a jornalista Miriam Ramos e jovens que querem seguir a carreira. Ele tirou dúvidas sobre as áreas de atuação e a grade curricular.

Nos dois primeiros anos do curso de graduação, que tem duração de quatro anos, disciplinas como Direito, Economia, Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História dão a base para a formação do futuro profissional. A partir do segundo ano, o aluno pode concentrar seus estudos em disciplinas da área que pretende atuar, como Meio Ambiente, Economia, Direitos Humanos.

 

Ouça o programa e conheça melhor a carreira de um internacionalista:

Bloco 01

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer download

 

Bloco 02

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer download

 

Bloco 03

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer download

logo_radiousp790px

.

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas de jovens estudantes.  Participam ainda estudantes da área que compartilham suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho. O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira às 13 horas, com reprise aos domingos às 16 horas.

Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.