Ciclo de palestras discute manejo de palmeiras invasoras na reserva florestal do campus de São Paulo

22/02/2011 - Publicado há 13 anos
A reserva florestal do IB guarda uma grande riqueza em espécies da Mata Atlântica do Planalto Paulista

A Coordenadoria do Campus da Capital (Cocesp), em parceria com o Instituto de Biociências (IB), promove o ciclo de palestras Proteção à biodiversidade no Campus da Capital- USP, com o tema” manejo de palmeiras invasoras na reserva florestal do IB”, nos dias 23 e 24 de fevereiro, quarta e quinta-feira, às 17h, no Anfiteatro do Prédio da Administração do Instituto.

O ciclo de palestras tem o objetivo de esclarecer e informar a comunidade sobre o problema da invasão das palmeiras exóticas na reserva florestal do IB e as medidas que serão tomadas para seu controle. A reserva representa um dos poucos fragmentos de Mata Atlântica de Planalto que restaram na cidade de São Paulo, e, para preservá-lo, foi criado um projeto para remover as palmeiras invasoras.

“A ideia é que as pessoas saibam o que é e discutam o projeto, e não somente tomem conhecimento a respeito, já que as pessoas não têm muita informação sobre o problema das espécies invasoras”, afirma a diretora do Serviço Técnico de Gestão Ambiental da Cocesp, Marcia Regina Mauro, uma das responsáveis pelo ciclo de palestras e pelo projeto de manejo das espécies invasoras.

A programação das palestras terá a participação de gestores e professores da USP: o coordenador de Gestão Ambiental, diretor do IB e presidente do Conselho Gestor do Campus da Capital, Welington Braz Carvalho Delitti; o coordenador da Cocesp, José Sidnei Colombo Martini; e os professores Vânia Regina Pivello e Luís Fábio Silveira, respectivamente, do Departamento de Ecologia e de Zoologia do IB. Além da sociedade civil, representada pela organização não governamental Instituto Horus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental; e do setor público, representado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.

O Anfiteatro do Prédio da Administração do IB está localizado à Rua do Matão, Travessa 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo. Acesse aqui para consultar a programação do ciclo de palestras. Mais informações pelo telefone 11-3091 4891 ou pelo e-mail: marciarm@usp.br

(Foto: Ernani Coimbra)