Programa sobre mitologia da Rádio USP chega a 130 episódios

“Mitologia: Histórias Sagradas” apresenta de maneira acessível tradições culturais de várias partes do planeta

Por - Editorias: Cultura
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Os Deuses do Olimpo – Ilustração: Nicolas-André Monsiau (1754-1837)/Domínio Público via Wikimedia Commons

“Todas as sociedades têm a sua mitologia. Um conjunto de histórias sagradas sobre os deuses, desde a criação do cosmos até as ocorrências após a morte. As pessoas repetem essas histórias há milhares de anos para melhor compreender o mundo e as suas próprias vidas. Os mitos são histórias sagradas que falam da criação do mundo, do surgimento dos deuses e dos seres humanos.”

Essas palavras abrem um dos episódios de Mitologia: Histórias Sagradas, programa que a Rádio USP (93,7 MHz) transmite de segunda a sexta-feira, a partir das 18 horas, com produção e apresentação de Verônica Lopes e do cineasta e dramaturgo José Carlos Sibila. Com 130 episódios veiculados desde 2016, a produção busca apresentar ao ouvinte momentos e personagens de diversas mitologias, de diferentes culturas e partes do planeta.

Segundo Sibila, as mesmas questões que motivaram as histórias das mitologias ancestrais continuam presentes hoje. “O que é a mitologia? A procura do ser humano por suas origens. De onde viemos, como nascemos, para onde vamos. E hoje a gente continua procurando a mesma coisa através das religiões atuais” aponta.

Para o estudioso, além de oferecer respostas para questões que a humanidade ainda se faz, a mitologia continua atual também como referência cultural. Seja na literatura, nas artes visuais e na psicologia – o complexo de Édipo é talvez o exemplo mais famoso – ou na tradição popular, através de histórias e expressões linguísticas. Calcanhar de Aquiles, presente de grego e voto de Minerva são alguns exemplos que se espalham pelo cotidiano.

A astronomia é um campo do conhecimento que oferece espaço privilegiado para o encontro com a mitologia. É o que aponta num dos episódios do programa o professor Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

“Existem alguns nomes de constelações, como Órion, onde estão as Três Marias, que são baseadas em mitologias ainda mais antigas – de origem suméria, muito mais antigas que a mitologia grega. A mitologia está literalmente escrita no céu. O céu foi usado como um quadro-negro para descrever a mitologia, para os povos contarem as suas histórias.” Costa lembra ainda que os deuses da Antiguidade clássica até hoje emprestam seus nomes para os planetas do Sistema Solar e para os dias da semana nos idiomas espanhol, francês e italiano.

Apesar de a palavra mitologia se associar fortemente à tradição greco-romana, o programa da Rádio USP apresenta histórias e personagens de várias tradições culturais. “A gente começou com a Grécia, Antiguidade clássica, mitologia romana e já viajamos pelos celtas, pela mitologia nórdica, pelos orixás, pela mitologia das Américas”, destaca Sibila.

José Carlos Sibila e Verônica Lopes, no estúdio com Dagoberto Alves – Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens

Cada episódio é escrito pelo próprio estudioso, que usa seu acervo pessoal como referência. “Eu tenho uma biblioteca bem razoável sobre o tema e procuro fazer uma pesquisa sobre cada divindade de cada mitologia. Mas, basicamente, são os conteúdos que eu já conheço de alguma forma. Eu só procuro nessas referências alguma confirmação de datas e lugares” afirma.

Depois de pronto, o texto do programa passa para a apresentadora Verônica e recebe contribuições técnicas. “Eu vou adequando à linguagem da Rádio, adaptando para a minha fala”, explica ela. Após ser transmitido no ar, o episódio fica disponível para o público na página do Jornal da USP, fazendo com que a Rádio USP tenha, segundo Sibila, “o maior acervo mitológico da rádio brasileira”.

Se o ouvinte quiser aprofundar seus conhecimentos, Sibila propõe uma bibliografia básica com Mitologia dos Orixás – Lições e Aprendizados, de Ademir Barbosa Junior, Entre Mito & Política, de Jean-Pierre Vernant, e o Guia Ilustrado Zahar de Mitologia, de Philip Wilkinson e Neil Philip.

Mitologia: Histórias Sagradas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18 horas. O acervo de episódios pode ser acessado em http://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/programas/mitologia-historias-sagradas/

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados