Livro de ex-aluno da USP apresenta o contexto de obras artísticas

Lançamento será dia 22 de maio, às 19 horas, no Instituto Conversações, em Ribeirão Preto

Por - Editorias: Cultura
  •
De Machado de Assis aos modernistas, livro mostra o contexto histórico e social em que grandes obras artísticas foram criadas – Foto: Reprodução

.

No dia 22 de maio, às 19 horas, será lançada a obra Textos e Contextos, de Machado de Assis aos Modernistas (180 páginas, Editora Gramma, R$ 38,00), de Carlos Russo Júnior, ex-aluno da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e graduado pela Faculdade de Odontologia (FO), ambas da USP.

Na obra, Russo Júnior traz temas como o Segundo Império, a sociedade escravocrata em seu ápice, a crise do café, o desastre da Guerra do Paraguai, a abolição da escravatura, Proclamação da República e a transformação do Rio de Janeiro, além das lutas, conquistas e preconceitos que atravessaram a história.

O livro de Carlos Russo Júnior, que será lançado neste domingo – Foto: Reprodução

Segundo o autor, a ideia é que o leitor seja conduzido a uma compreensão do que e de quanto poderá extrair da leitura direta de Machado de Assis, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Villa-Lobos e Carlos Drummond de Andrade, entre outros autores inseridos em determinados períodos que percorrem pouco mais de 50 anos de literatura e história.

No evento de lançamento também haverá palestra e debate sobre o tema O Pensar Novo. O evento  será no Instituto Conversações (Rua Professor Alonso Ferraz, 81, Alto da Boa Vista, em Ribeirão Preto). A obra Textos e Contextos, de Machado de Assis aos Modernistas pode ser adquirida no site da editora.

Maria Julia Petroni, de Ribeirão Preto

•