Leituras de Grande Sertão e palestras sobre índios do Xingu comemoram Semana de Museus na USP

Em comemoração à 14ª Semana Nacional de Museus, os cinco grandes museus da Universidade vão promover várias atividades ligadas à arte, cultura, arqueologia, história e zoologia

 13/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 16/05/2016 as 21:55
Por

20160516_09 MAC

O Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI) da USP, em Itu (SP), vai comemorar a 14ª Semana Nacional de Museus – realizada em todo o País entre os dias 16 e 22 de maio – em grande estilo. No dia 21, sábado, às 14h30, a artista Élida Marques e o músico Eduardo Contrera promovem leituras públicas de trechos de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com trilha sonora especialmente composta e executada ao vivo. A entrada é franca.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Também em comemoração à Semana de Museus, o MRCI realizará a palestra ”Da Porta do Sertão ao Porto: Paisagem Cultural e Musealização”, que será proferida pelo professor Paulo César Garcez Marins, do Museu Paulista (MP) da USP, no dia 18, quarta-feira, às 19h30.

Os outros quatro grandes museus da USP também vão participar da Semana Nacional de Museus através da realização de diversas atividades. Todos os eventos sã gratuitos.

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) apresentará uma conferência sobre as pesquisas arqueológicas feitas atualmente entre o povo indígena asurini, que fala o tupi-guarani e vive às margens do rio Xingu, no Pará. Essa conferência ocorrerá no dia 17 de maio, terça-feira, às 16h30, e será proferida pela professora Fabíola Andrea Silva, do MAE. Nela, Fabíola abordará o processo de ocupação territorial da Amazônia oriental, desde o século 19 até hoje.

Polis: Viver na Cidade Grega Antiga. Maquete da cidade grega de Olinto - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Polis: Viver na Cidade Grega Antiga. Maquete da cidade grega de Olinto – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No mesmo dia 17, além da conferência sobre os índios asurini, haverá dois painéis. Às 9h30, o primeiro painel – com participação da professora Maria Cristina Bruno, diretora do MAE – abordará a interdisciplinaridade nas atividades acadêmicas dos museus. O segundo painel, às 14 horas, apresentará as ações comunitárias que o MAE realiza atualmente na comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária, em São Paulo.

Já no dia 18, quarta-feira, haverá três painéis. O primeiro deles, às 9 horas, abordará a arqueologia clássica, as pesquisas nessa área feitas pelo MAE e a sua divulgação. Em seguida, os participantes farão visita à exposição “Viver na Cidade Grega Antiga”, em cartaz no MAE. O segundo painel, às 14 horas, discutirá as pesquisas arqueológicas realizadas no litoral de São Paulo, com destaque para os sambaquis – depósitos de materiais orgânicos e calcários acumulados por comunidades pré-históricas. Os índios jê do Sul do Brasil são tema de debates do terceiro painel, que começará às 16h30.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Museu de Zoologia (MZ) e o Museu Paulista (MP) – também conhecido como Museu do Ipiranga – programaram dois eventos conjuntos. Antecipando as comemorações da semana, no dia 15, domingo, houve uma “Caminhada Fotográfica: Olhares sobre o Ipiranga”, que percorreu as ruas do bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. A caminhada partiu do Monumento da Independência, às 10 horas. O objetivo foi fazer fotografias do bairro, que serão apresentadas na exposição “Olhares sobre o Ipiranga” – outro evento incluído na Semana de Museus –, a ser realizada no dia 22 de maio, domingo, das 10 às 13 horas, em frente às escadarias do Museu Paulista da USP, no Parque da Independência.

Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral

O Museu de Zoologia programou ainda a atividade interativa intitulada “Taxidermia… O que é Isso?”, no dia 21, sábado, das 14h às 16h. Nela, os participantes conhecerão o trabalho de taxidermia (preservação das características físicas de animais mortos para exposição e estudo) realizado no museu e os materiais utilizados nesse processo.

Já o Museu de Arte Contemporânea (MAC) concentrou as comemorações da Semana de Museus no dia 18, quarta-feira. Nesse dia, das 14h às 16h, haverá o encontro “Entrelaços: Saúde Mental, Inclusão Sociocultural, Educação e Arte no MAC”, com a apresentação de programa socioeducativo e cultural Viva Arte! para profissionais de saúde e educadores. Também no dia 18, das 15h às 17h, o MAC promoverá a visita guiada “Paisagem, Cidade e Museu”, em que, no terraço do edifício do museu, no Ibirapuera, os participantes vão analisar o tema “paisagem” e serão convidados a refletir sobre uma cidade para o futuro a partir das obras do museu.

20160516_10 MAC

A 14ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). De acordo com o site do evento, neste ano 1.236 museus de todo o Brasil vão oferecer ao público 3.700 atividades especiais, como visitas monitoradas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

 

O Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI) da USP

20160516_04 mitu

 fica na rua Barão de Itaim, 140, centro, em Itu (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-0240, ramal 3, e pelo e-mail edu.mrci@usp.br.

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP

20160516_05 MAE

fica na avenida Professor Almeida Prado, 1.466, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-4905 e pelo e-mail mae@usp.br.

O Museu de Zoologia (MZ) da USP

20160516_06 mzusp

fica na avenida Nazaré, 481, no Ipiranga, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2065-8100 e pelo e-mail mz@edu.usp.br.

O Museu Paulista (MP)

.

20160516_07 MP

fica na rua Brigadeiro Jordão, 149, no Ipiranga, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2065-8001 e pelo e-mail mp@usp.br.

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP

 

20160516_08 MAC

fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, no Ibirapuera, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0254 e pelo e-mail mac@usp.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.