Concerto da Osusp terá participação de crianças da comunidade São Remo

Orquestra Sinfônica da USP se apresenta no sábado, dia 26, às 11 horas, no bairro vizinho à Cidade Universitária

25/11/2016 - Publicado há 7 anos
Crianças participam de atividade com o professor Pedro Paulo Salles, do Departamento de Música da ECA - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O professor Pedro Paulo Salles (no centro) ensina música para as crianças, no dia 24, em atividade preparatória para o concerto da Osusp na comunidade São Remo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O concerto que a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará no dia 26 de novembro, sábado, às 11 horas, na comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária, terá a participação especial de crianças do bairro. Elas foram treinadas em oficinas realizadas nos dias 23 e 24 de novembro pelo professor Pedro Paulo Salles, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Nas cinco oficinas realizadas, que tiveram a participação de 210 meninas e meninos com idades entre 6 e 12 anos, o professor Salles brincou com as crianças, mostrou instrumentos musicais utilizados em orquestras – como o contrabaixo, o violino e a viola –, falou sobre ritmo e melodia e ainda ensinou uma música, que será cantada pelos menores durante a apresentação da orquestra.

O Jornal da USP acompanhou uma das oficinas, realizada no dia 24 de novembro. Nela, o professor deu a cada criança um instrumento e formou uma orquestra improvisada. Como numa orquestra profissional, havia grupos de cordas, de sopros e de percussão. Salles ainda convidou uma das crianças para reger o conjunto.

O concerto

O programa que a Osusp vai apresentar no dia 26 de novembro, na comunidade São Remo, é um musical infantil intitulado Um Grão de Folia. Com a regência de William Coelho, a orquestra estará completa, com 40 músicos.

O musical mostra um viajante – interpretado pelo ator Daniel Guisard – que chega ao Brasil e quer conhecer os ritmos do País. É a oportunidade para a orquestra executar músicas de diferentes gêneros, desde o erudito até o samba e o baião. Haverá também a participação da violinista Sarah Nojosa, de 15 anos, que apresentará o terceiro movimento do Concerto para Violino em Mi Menor, de Felix Mendelssohn (1809-1847). “O objetivo é ensinar os conceitos básicos de música, como ritmo, melodia e harmonia, de maneira lúdica, performática e interativa”, destaca nota sobre o evento emitida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que mantém a Osusp. “É uma maneira de aproximar as crianças da música”, afirma Mariana Shinohara, assistente técnica de direção da orquestra.

[cycloneslider id=”osusp_crianca”]

00_zero

O programa Um Grão de Folia, da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), será realizado no dia 26 de novembro, às 11 horas, no Circo-Escola Bom Jesus (rua Aquianés, 13, na comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.osusp.prceu.usp.br.