ECA abre inscrições para cursos de música e artes

Tradicionais, os cursos de difusão buscam apresentar às crianças, vestibulandos e adultos diversas práticas culturais

08/02/2018 - Publicado há 6 anos

Última aula do 2º semestre de 2017 da disciplina Ateliê de Artes para Crianças, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP

Durante o mês de fevereiro, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abre inscrições para uma série de cursos de difusão. Os encontros possuem diferentes focos junto à comunidade interna e externa, indo da música às artes.

Além de aulas sobre Percussão Contemporânea e Prática Orquestral, em relação ao aspecto musical, a ECA irá oferecer cursos instrumentais de Trombone, Oboé, Órgão, Fagote, Trompa e Trompete.

Segundo Donizete Fonseca, professor de trombone, os cursos de difusão existem há mais de 20 anos, tendo filosofia singular dentro do ensino instrumental. “O objetivo nas aulas de trompete ou fagote, por exemplo, é preencher lacunas de estudantes que não alcançaram a pontuação necessária na prova específica do vestibular de Música”, explica.

Em outra vertente, presente desde 2008, a relação do público infantojuvenil com as artes é atendida por disciplinas como Ateliê de Artes para Crianças e Vivências com a Arte para Jovens e Adolescentes.

ECA irá oferecer cursos instrumentais de Trombone, Oboé, Órgão, Fagote, Trompa e Trompete – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

As atividades funcionam como via educacional de mão dupla. Para além da oportunidade de estudo criada ao público, os cursos têm vínculos com as disciplinas acadêmicas Metodologias do Ensino das Artes Visuais III e IV, pertencentes à graduação em Artes Plásticas.

O cronograma de atividades é montado pelos alunos da graduação participantes do projeto e supervisionado por um docente. A elaboração das atividades de pintura, escultura e história da arte, junto ao acompanhamento nas aulas, visa a acrescentar ao graduando uma experiência prática, introduzindo ainda na Universidade a ideia do que é ser um professor de artes.

O semestre conta com cerca de 12 encontros de duas horas cada.

Períodos e tipos de inscrição variam conforme o curso. Para mais informações, acesse http://www3.eca.usp.br/cultura/difus%C3%A3o