Campus de Ribeirão promove evento sobre exposição e curadoria

Encontro acontece nos dias 18 e 19 de agosto, no Sesc de Ribeirão Preto

 17/08/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Na programação estão previstas palestras de acadêmicos e curadores. Exposição no Itaú Cultural – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Exposição Como Entre-Meios da Cultura é tema de evento em Ribeirão Preto que vai discutir a prática expositiva e a curadoria, dias 18 e 19 de agosto. O ato de expor, que acompanhou as mudanças ao longo do tempo, “deve ser discutido, porque os objetos científicos e artísticos precisam circular e são mediadores essenciais para a informação e o conhecimento”, diz a coordenadora do evento, professora Giulia Crippa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

A professora ressalta também a importância dos curadores, que trabalham com o material exposto. “Os museus não fazem apenas a exposição de obras de artes, mas também de história, como aqueles que falam sobre a vida do artista ou de dinossauros.”

O evento surgiu ao observar que existem lugares, como museus e institutos, com trabalho de memória e arte na região de Ribeirão Preto voltado para o profissional. “A região precisa de fóruns para discutir esses aspectos”, diz Giulia.

Na programação estão previstas palestras de acadêmicos e curadores, que vão falar sobre a exposição em megaeventos esportivos, o protagonismo feminino na institucionalização da arte moderna, as práticas de documentação, os processos de ensino e aprendizagem por meio das exposições de museus de ciências, como curar obras-textos e a curadoria.  

A realização é da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto da FFCLRP, em parceria com o Museu da Cana, a Casa da Memória Italiana Ribeirão Preto e o Sesc de Ribeirão Preto. 

O evento A Exposição Como Entre-Meios da Cultura será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, das 18h30 às 22 horas (dia 18) e das 10h às 12h (dia 19), no Auditório do Sesc de Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50, Centro, Ribeirão Preto). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, onde também se encontra a programação completa.

Mais informações: (16) 3315-3530 e e-mail lelo@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.