Professor da Poli lança livro sobre método dos elementos finitos

A obra, que foi escrita em linguagem mais acessível, é destinada a alunos da graduação e profissionais da área

22/06/2016 - Publicado há 8 anos

O professor José Roberto Cardoso, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica (Poli) da USP, acaba de lançar o livro Electromagnetics through the Finite Element Method (Eletromagnetismo através do Método dos Elementos Finitos) pela CRC Press Editora.

A publicação consolida a teoria desenvolvida pelo autor nas últimas três décadas e tem o objetivo de tornar a aplicação do Método dos Elementos Finitos (MEF) ao Eletromagnetismo acessível aos alunos de graduação, além de facilitar o seu entendimento pelos profissionais que tomam contato com esta técnica pela primeira vez. Para isto, o autor concebeu um formalismo matemático que gera o sistema de equações do MEF sem utilizar formulações matemáticas complexas, apresentadas apenas nos cursos de pós-graduação acadêmicos.

Com nove capítulos, o livro apresenta os passos do MEF nos estudos do eletromagnetismo e detalha os procedimentos necessários para resolver problemas 2D e 3D em regime estacionário, dinâmico em baixa frequência, transitórios e dinâmicos em alta-frequência. A obra expande os desenvolvimentos já publicados em livro da década de 1990 e agrega desenvolvimentos posteriores.

A obra pode ser adquirida pelo site da editora.