No dia 1º de julho, foi realizada nas dependências da Escola Politécnica (Poli) da USP a cerimônia de premiação do primeiro Prêmio Cátedra Abertis-USP de Gestão de Infraestruturas de Transportes, que reconhece trabalhos acadêmicos na área de gestão da infraestrutura rodoviária.
A iniciativa é da cátedra instituída na Poli a partir de um acordo com a concessionária Arteris, por meio do qual a Poli passou a integrar a rede global de cátedras da Abertis (acionista da Arteris), presentes também na Espanha, França, Porto Rico e Chile.
Em sua primeira edição, concorreram ao prêmio 32 pesquisas realizadas por estudantes universitários, em âmbito nacional. A melhor tese de doutorado recebeu 10 mil euros e a melhor dissertação de mestrado, 4 mil euros. Os melhores trabalhos, convocados pelas cátedras Abertis em diferentes países, participarão ainda do Prêmio Internacional Abertis de Gestão de Infraestruturas de Transportes, que será entregue em outubro.
“Na Arteris, trabalhamos para contribuir com o desenvolvimento da infraestrutura e da segurança nas estradas”, disse David Díaz, CEO da Arteris. “O prêmio é um reconhecimento do esforço e da dedicação dos pesquisadores que trazem inovações neste sentido”, acrescentou. Em sua avaliação, apesar de o Brasil ser a sétima economia mundial, sua infraestrutura está muito longo de um padrão ideal. “É por isso que apoiamos este tipo de iniciativa”, disse.
A professora Liedi Bernucci, vice-diretora da Poli e diretoria da cátedra no Brasil, ressaltou a importância deste tipo de parceria, entre a academia e a iniciativa privada, para o desenvolvimento do setor. Ela também elogiou a qualidade das pesquisas, considerando-as de nível internacional. “Passamos dois dias avaliando as pesquisas e não foi uma escolha fácil, tamanha a qualidade dos trabalhos”, ressaltou. As pesquisas, segundo ela, foram avaliadas por especialistas da academia e da Arteris.
Premiados
Melhor tese de doutorado
De autoria de Luis Augusto Manfré, orientado pelo prof. José Alberto Quintanilha da Poli, a pesquisa resultou em uma metodologia para identificar e mapear áreas de deslizamentos às margens de rodovias, utilizando imagens de sensoriamento remoto.
Melhor dissertação de mestrado
De autoria de Reuber Arrais Freire, orientado pela professora Verônica Castelo Branco, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a pesquisa inovou na caracterização de danos em asfalto por fadiga.
Menção honrosa de doutorado
De autoria de José Elievam Bessa Júnior, orientado pelo professor José Reynaldo Anselmo Setti, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a pesquisa propõe medidas de desempenho para avaliação da qualidade de serviço em rodovias de pista simples no Brasil.
Menção honrosa de mestrado
De autoria de Miguel Andres Castilho Rangel, orientado pela professora Ana Paula Camargo Larocca, da EESC, a pesquisa faz uma análise de percepção dos motoristas sobre a sinalização vertical em uma estrada, utilizando ambientes simulados de direção.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Poli