Nova espécie de rã do Pantanal é tema de publicação da USP

Revista “Phyllomedusa” trata de rãs descobertas em Corumbá, no Estado do Mato Grosso do Sul

 05/01/2018 - Publicado há 6 anos

Uma nova edição da Phyllomedusa (volume 16, número 2, 2017) está disponível para leitura no Portal de Revistas USP. Disponível na língua inglesa, a publicação traz artigos inéditos e textos curtos de pesquisas originais sobre herpetologia, campo da zoologia que estuda os répteis e anfíbios.

Visões das patas dianteira e traseira de animal da espécie Elachistocleis corumbaensis, encontrado em Corumbá (MS) – Foto: Reprodução da revista Phyllomedusa

Entre os artigos, destaca-se um que trata da descoberta de uma nova espécie de rãs do gênero Elachistocleis, encontrada no Pantanal brasileiro. Estes animais, da espécie Elachistocleis corumbaensis, diferem-se de todos os outros conhecidos do mesmo gênero por ter de 26,9 milímetros (mm) a 40,3 mm de altura (anfíbios como os Elachistocleis ovalis, por exemplo, possuem até 3,3 cm de altura), dorso ligeiramente áspero, acinzentado, com pequenos pontos brancos dispersos em uma mancha cinza alongada e com um único saco vocal. Ainda segundo o artigo de Alessandher Piva, Ulisses Caramaschi e Nelson Rufino de Albuquerque, essa nova espécie aumenta para quatro o número de rãs de formato oval no Estado do Mato Grosso do Sul, “e demonstra o valor da única área protegida em Corumbá para a conservação da biodiversidade e a importância de continuar as pesquisas de campo no Maciço de Urucum, para determinar a diversidade da herpetofauna”. 

A revista Phyllomedusa é uma publicação bianual da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Mais informações: e-mail para phyllomedusa@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.