Unir País como nação é proposta de manifesto lançado por intelectuais

O Projeto Brasil Nação, que busca saídas para a polarização da sociedade, já conta com mais de 8 mil assinaturas

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

.
O Projeto Brasil Nação é um manifesto liderado pelo economista e cientista político Luiz Carlos Bresser Pereira. O documento, que conta com a colaboração de muitos intelectuais em seu desenvolvimento, busca soluções para a crise social e política pela qual o Brasil passa nos últimos anos.

Atualmente, o cenário encontra-se polarizado e radical, abrindo espaço para discursos de ódio e preconceito. O manifesto chega com alternativas ao populismo tanto da esquerda quanto da direita.

Além disso, a sociedade enfrenta altas taxas de desigualdade e desemprego — o período é tratado como uma tragédia socioeconômica, que cai sobre os ombros do povo brasileiro.

Como solução, o projeto aponta cinco princípios a serem seguidos: regra fiscal que priorize a educação e saúde, queda nos juros, maior investimento público, reforma tributária com impostos progressivos e um superávit em transações correntes capaz de estimular a economia.

Até agora, centenas de artistas, políticos e intelectuais assinaram o manifesto, dentre eles, nosso entrevistado — o professor Cicero Romão Resende de Araujo, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo. Na conversa, Araujo comentou o documento e explicou os motivos pelo qual o assinou. Ouça acima o áudio:

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados