Número de mortes mostra que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo

Nós, brasileiros, nos autointitulamos um dos povos mais legais do mundo. A persona que construímos esconde muitas máscaras e uma sombra intensa

 01/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/04/2017 as 14:24

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

00_zero

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Conforme os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil atingiu a marca recorde de 59.627 homicídios em 2014, o que equivale a 160 mortes/dia. Jovens negros, com baixa escolaridade, e mulheres ainda são as principais vítimas de um país cujo povo, ao contrário do que se prega, não é alegre, nem pacífico ou tolerante em relação às diferenças. Na verdade, o Brasil tem se mostrado um dos países mais violentos do mundo, em que as mortes banais e fúteis são maiores do que as que ocorrem em nações que enfrentam o drama das guerras.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.