Lei Geral de Licenciamento afeta patrimônio arqueológico do País

Plano apoiado pela bancada ruralista exclui Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do processo

 20/06/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

O projeto que muda a Lei de Licenciamento Ambiental e transita no Congresso Nacional vai trazer grande perda para o patrimônio arqueológico do País. Essa é a visão dos especialistas no assunto, Inês Soares, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA), e Flávio Calippo, presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Foto: Nya Lödöse via Flickr – CC

Calippo considera que os empreendimentos acionam o Iphan já com o projeto encaminhado e por isso reclamam da demora do licenciamento. No entanto, a culpa pela lentidão do processo não é do órgão governamental, e sim dos empreendimentos, que descumprem as exigências legais.

Já a pesquisadora Inês Soares comenta que a modificação legislativa vai contra a Constituição de 1988. Entretanto, segundo ela, a aprovação do projeto de lei no Congresso causará danos irreversíveis ao patrimônio nacional.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.