Embaixador Rubens Barbosa comenta impasse do Mercosul

Na opinião de Barbosa, seria importante, no atual contexto, que um país fundador assumisse a presidência do Mercosul

 16/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 14:31

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

20160816_mercosulTópico importante na atual agenda da política externa brasileira, a indefinição sobre a presidência do Mercosul continua na pauta do Ministério das Relações Exteriores brasileiro e na dos demais membros do bloco comercial. A situação vem se arrastando desde que o Uruguai – não levando em conta a posição contrária de Brasil, Argentina e Paraguai – insistiu em passar a presidência para a Venezuela, que nunca cumpriu os compromissos assumidos quando da assinatura do protocolo de adesão.

Para o embaixador Rubens Barbosa, o custo de o Mercosul não contar, atualmente, com uma presidência é grande, mas não maior do que o custo de se ter a Venezuela como líder do bloco comercial do Cone Sul. Além do aspecto comercial, há um outro lado igualmente importante, que prevê que os países membros do Mercosul assumam compromissos ligados  aos direitos humanos, o que a Venezuela também nunca fez.

O impasse está estabelecido, mas o embaixador Rubens Barbosa acredita que ele não tardará a ser superado.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.