Economia comportamental inova na produção do conhecimento

É o que diz o professor Gilson Schwartz em sua coluna semanal para a Rádio USP

 16/10/2017 - Publicado há 6 anos

Os estudos sobre a economia comportamental, que valeram ao americano Richard H. Thaler o Prêmio Nobel de Economia, são o tema da coluna semanal do professor Gilson Schwartz. Thaler desenvolveu a teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras.

Schwartz alerta para o fato de que, “nos últimos anos, a economia comportamental se aproximou de pesquisas na área da psicologia experimental”. De acordo com o colunista, “a economia comportamental é, na verdade, uma economia da complexidade das decisões, num mundo onde as informações têm valor estratégico”. Ele também fala sobre o amplo alcance das aplicações dessa teoria, admitindo tratar-se de um processo de inovação na produção do conhecimento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.