Centros urbanos registram crescimento de doenças mentais

Paulo Saldiva cita as tragédias em Las Vegas e na creche de Janaúba, em Minas Gerais, para alertar sobre problemas de “convívio”

 09/10/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Professor da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva alerta que “a esquizofrenia, ansiedade e depressão habitam as ruas das grandes cidades”.

Segundo o médico patologista, há “todo um conjunto de fatores que podem contribuir para o aumento de quadros psiquiátricos”. Entre eles, “a pressão psicológica, a solidão coletiva, a violência e a perda de horas de sono pelo trabalho exaustivo”.

“Não sabemos ainda porque, mas a constatação é muito clara:  quanto maior a cidade, maior a taxa ajustada de doenças psiquiátricas.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.