Busca de vida em exoplanetas encontra inúmeros desafios

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Conhecemos hoje um número muito grande de exoplanetas. Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, portanto, faz parte de um sistema planetário que não é o nosso.

Um dos grandes objetivos dos cientistas atualmente é descobrir planetas em condições de abrigar alguma forma de vida; entretanto, não são poucas as dificuldades dessa missão. Pesquisadores já localizaram alguns candidatos com tamanho semelhante à Terra, mas medir sua massa ainda não é possível. “O desafio da astronomia agora é construir equipamentos mais poderosos que permitam a medição da massa desses exoplanetas”, diz o professor João Steiner, que aborda o assunto na coluna “Entender Estrelas”, veiculada na Rádio USP esta semana. Ouça acima.