Busca de vida em exoplanetas encontra inúmeros desafios

Pesquisadores já localizaram alguns candidatos com tamanho semelhante à Terra, mas medir sua massa ainda não é possível

 26/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 26/07/2017 as 14:39
Por

Conhecemos hoje um número muito grande de exoplanetas. Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, portanto, faz parte de um sistema planetário que não é o nosso.

Um dos grandes objetivos dos cientistas atualmente é descobrir planetas em condições de abrigar alguma forma de vida; entretanto, não são poucas as dificuldades dessa missão. Pesquisadores já localizaram alguns candidatos com tamanho semelhante à Terra, mas medir sua massa ainda não é possível. “O desafio da astronomia agora é construir equipamentos mais poderosos que permitam a medição da massa desses exoplanetas”, diz o professor João Steiner, que aborda o assunto na coluna “Entender Estrelas”, veiculada na Rádio USP esta semana. Ouça acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.