Reitor recebe visita de dirigente de universidade do Equador

O reitor da Universidade Yachay Tech, Eduardo Ludeña, esteve na Reitoria no dia 7 de dezembro

10/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 12/12/2018 as 12:48
(Da esq. p/dir.) Os diretores-adjuntos da Aucani, Márcio Lobo Netto e Valmir Alberto Augusto Tricoli; o reitor Vahan Agopyan; o reitor da Yachay Tech, Eduardo Ludeña; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; e o assessor da Pró-Reitoria, Antonio Mauro Saraiva – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O reitor da USP, Vahan Agopyan, recebeu, no dia 7 de dezembro, a visita do reitor da Universidade Yachay Tech, Eduardo Ludeña, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

A Yachay Tech está localizada na província de Imbabura, em Urcuquí, a cerca de 75 quilômetros de Quito, capital do Equador.

Foi criada em 2014 como uma universidade de desenvolvimento científico e tecnológico e faz parte do projeto Cidade do Conhecimento, implementado pelo governo daquele país. Está dividida em cinco Escolas: Ciências da Terra, Energia e Ambiente, Ciências Matemáticas e Computação, Ciências Físicas e Nanotecnologia, Ciências Biológicas e Engenharia e Ciências Químicas e Engenharia.

No encontro, Agopyan destacou a importância do fortalecimento das relações entre as universidades latino-americanas, pois estão inseridas em regiões que “possuem problemas similares, para os quais se pode chegar a soluções conjuntas”.

O dirigente da Yachay Tech expressou o grande interesse da instituição no desenvolvimento de programas conjuntos de pesquisas. Ludeña também convidou o reitor da USP a participar da formatura da primeira turma dos cursos de graduação, que será realizada em julho do próximo ano.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o assessor da Pró-Reitoria, Antonio Mauro Saraiva; o diretor-adjunto na Área de Relações Acadêmicas Internacionais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli; e o diretor-adjunto na Área de Mobilidade Acadêmica da Aucani, Márcio Lobo Netto.