USP e Universidade do Minho estabelecem parceria estratégica

As duas universidades assinaram um protocolo de cooperação e lançaram um edital para pesquisa

•
(Da esq. p/ dir.) O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro; o presidente da Aucani, Raul Machado Neto; e o vice-reitor da instituição portuguesa, Rui Reis – Foto: Nuno Gonçalves / UMinho

A USP e a Universidade do Minho (UMinho) assinaram um protocolo de cooperação e lançaram um edital para o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa. O objetivo é promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre as instituições em áreas de interesse comum.

A cerimônia, realizada no dia 5 de dezembro, na cidade de Braga, em Portugal, contou com a presença do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro; do vice-reitor, Rui Reis; e dos pró-reitores daquela Universidade, Filipe Vaz e Carla Martins, além de outras autoridades universitárias.

“A UMinho é uma universidade de excelência em várias áreas do conhecimento, com laboratórios entre os mais conceituados da Europa. A produção científica conjunta com pesquisadores da USP é elevada, com 782 trabalhos publicado nos últimos cinco anos, o que revela um intenso relacionamento acadêmico entre as duas instituições, que será fortalecido com o lançamento do edital”, destaca o presidente da Aucani, Raul Machado Neto.

Serão apoiados os projetos conjuntos em todas as áreas de investigação e será dada prioridade às pesquisas multidisciplinares. O acordo assinado tem a vigência de três anos.

•