Reitor recebe a visita dos cônsules dos Estados Unidos e da Coreia do Sul

O encontro com o novo cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo aconteceu no dia 6 de dezembro, no prédio da Reitoria

06/12/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/04/2019 as 16:57
Foto: Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

O reitor Vahan Agopyan recebeu hoje, dia 6 de dezembro, a visita do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Schub, que assumiu o cargo em agosto. O diplomata estava acompanhado do chefe da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado, Stephen Stark; da diretora do Escritório Regional de Ensino da Língua Inglesa, Jennifer Uhler; e do assessor cultural para Educação e Intercâmbios, Marcos Hirata.

Agopyan ressaltou a importância da cooperação acadêmica entre a USP as universidades norte-americanas, enfatizando a qualidade das publicações conjuntas de pesquisadores dos dois países.

“Apesar de sermos uma Universidade muito grande, comparando com as instituições norte-americanas, nosso principal objetivo é garantir a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos aqui. Para isso, nossas principais ferramentas são a avaliação contínua, a qualificação dos docentes, a interdisciplinaridade, o incentivo ao empreendedorismo e à inovação, e a internacionalização, por meio da criação de um ambiente internacional dentro da Universidade e do apoio à pesquisa conjunta”, explicou o reitor.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.; os diretores adjuntos da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Laura Patrícia Zuntini de Izarra e Marcio Lobo Netto; o assessor do Gabinete do Reitor, Gerson Damiani; e a diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Janina Onuki.

Foto: Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

Coreia do Sul

No dia 5 de dezembro, também visitou a Reitoria o cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, Hak You Kim, acompanhado do cônsul de Assuntos Políticos Econômicos, Sang June Kang, e do coordenador consular, Jorge Noh.

A comitiva foi recebida pelo reitor Vahan Agopyan, que expressou sua intenção de visitar em breve a Coreia do Sul e suas instituições de ensino superior, muitas das quais já são parceiras da USP. “Nós pretendemos intensificar o nosso relacionamento com a Ásia. Por isso, esse é o momento para estreitarmos os laços acadêmicos entre a USP e a Coreia, discutirmos projetos em conjunto e fortalecermos o intercâmbio de alunos e pesquisadores”, explicou Agopyan.

Também foi abordada a possibilidade de criação de um centro de referência permanente dedicado à cultura coreana, um espaço para abrigar livros em coreano, exposições e outras atividades culturais, além de ser um ponto de encontro para pesquisadores e estudantes.

Estavam presentes também a diretora adjunta da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Laura Patrícia Zuntini de Izarra; o assessor do Gabinete do Reitor, Gerson Damiani; a diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI), Janina Onuki; e a coordenadora da área de coreano da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Yun Jung Im.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens