Pesquisa da USP quer saber: o que você faz para se tornar mais atraente?

Estudo tem participação do Instituto de Psicologia da USP e busca voluntários para responderem a algumas questões pela internet; preenchimento leva de 5 a 10 minutos

26/11/2021 - Publicado há 2 anos
Estudo investiga o que as pessoas fazem para se tornarem mais atraentes – Foto: Pixabay

.
Uma pesquisa intercultural da University of Michigan, nos Estados Unidos, com participação do Instituto de Psicologia (IP) da USP, investiga o que as pessoas estão fazendo para se tornarem mais atraentes para parceiros em potencial. O estudo busca voluntários para responder a algumas questões pela internet neste link, o que leva de 5 a 10 minutos para ser realizado. A participação é anônima e só coleta as respostas da pesquisa.

A pesquisa parte da ideia que atrair um parceiro romântico muitas vezes não é fácil e que as pessoas tentam se embelezar de várias formas para aumentar a chance de atrair atenção de outras. O tema é pouco estudado e pode indicar como se dão os relacionamentos humanos.

“A fase inicial da interação com alguém pode influenciar se a conversa vai continuar, se as pessoas vão querer se encontrar de novo, se vão virar amigos ou parceiros românticos. Indivíduos usam várias táticas para se aproximarem e se fazerem mais atraentes aos olhos do outro, porém estas táticas ainda não foram exploradas em estudos científicos”, aponta Jaroslava Valentova, professora do IP e responsável pela coleta de dados no Brasil.

Segundo ela, o objetivo é investigar as táticas que as pessoas usam para atrair um(a) parceiro(a), entre diferentes culturas. Para isso, o grupo está coletando dados em diversos países. As perguntas questionam desde modificações físicas que o indivíduo já fez para se relacionar com algum parceiro em potencial, até questões comportamentais, filosóficas e econômicas.

O líder do projeto é Menelaos Apostolou, da Universidade de Nicósia, no Chipre, e no IP o estudo é liderado pela professora Jaroslava Valentova.

Participe da pesquisa: https://forms.gle/oYyj8xm2CiVLc4sX6

Mais informações pelo e-mail: jaroslava@usp.br

.