Mulheres com hipertensão e artrite podem participar de estudo da USP

Voluntárias passarão por avaliação física e farão exames gratuitamente, em São Paulo; pesquisa vai avaliar os efeitos de uma sessão de exercício

 10/10/2019 - Publicado há 5 anos

Um estudo de mestrado da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, recruta mulheres em período pré-menopausa para participar de estudo. O objetivo é avaliar os efeitos de uma sessão de exercício aeróbio na pressão arterial de voluntárias hipertensas e com artrite reumatoide.

As selecionadas deverão comparecer três dias no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (Lacre), localizado no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da FMUSP – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo-SP.

No primeiro dia, será realizado teste ergoespirométrico (alia o teste ergométrico à análise da respiração do paciente). Nos outros dois dias, serão realizadas sessões de exercício com avaliação da pressão arterial em repouso e durante algumas atividades.

A pesquisadora responsável é a estudante Tatiane Lua, sob orientação do professor Tiago Peçanha da FMUSP. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 97725-2338 ou e-mail tatianeluna94@gmail.com.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.