Veterinário da USP discute o retorno dos casos de raiva no Brasil

No mês de Vacinação contra a Raiva, especialista da USP explica os riscos da doença em animais, sua transmissão para humanos e como o País saiu da erradicação ao aumento de casos

 29/07/2022 - Publicado há 2 anos
Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos da área urbana do Distrito Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Na próxima terça-feira, 2 de agosto, às 13h30, o Instituto de Ciências Biomédicas da USP realiza mais uma edição do ICB em Pauta, que discute se o Brasil poderá ter novos surtos de raiva em humanos. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube do instituto.

A conversa é motivada pelo Mês de Vacinação contra a Raiva, quando acontece a campanha anual de vacinação gratuita contra a doença para cães e gatos. A vacinação é a principal forma de evitar óbitos dos animais e a transferência da doença para humanos.

A live abordará os riscos, os cuidados e os motivos do retorno de casos ao Brasil, após esse número ter chegado a zero, tanto em animais como em humanos, em 2014.

+ Mais

Hepatite aguda infantil: alerta global da OMS, doença é discutida em live da USP

A doença, geralmente transmitida pela mordida ou arranhão de um mamífero portador do vírus, tem alto grau de letalidade. Neste ano, três mortes causadas pela doença foram registradas na zona rural de Minas Gerais e um adolescente foi internado em estado grave no Distrito Federal. Foi o primeiro caso dessa unidade federativa em 44 anos.

O convidado será o professor Paulo Eduardo Brandão, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Brandão é graduado em Medicina Veterinária, com mestrado e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela FMVZ. Ele atua na área de virologia, com foco no desenvolvimento de antivirais contra a raiva.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.