USP recebe calouros em semana de integração e atividades

Tema da recepção aos novos alunos em 2020 é “Você faz parte de tudo isso”; em São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto há novidades na matrícula

 17/02/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

De 17 a 21 de fevereiro, as unidades da USP em oito cidades do Estado de São Paulo recebem seus novos alunos – são calouros que ingressaram pelo vestibular da Fuvest, pelo Sisu ou por olimpíadas do conhecimento e que dão agora os primeiros passos na Universidade.

+ Mais

USP dá boas-vindas aos seus novos alunos

Matrícula dos calouros será unificada nos campi de SP, Ribeirão Preto e São Carlos

Todos receberão um kit calouro, composto com uma camiseta, uma caneca e um cordão para crachá com o logotipo da Universidade. Painéis “instagramáveis” com o brasão da USP também estarão disponíveis nos locais da matrícula presencial, que deve ser realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os dias e horários da matrícula foram informados por e-mail a todos os ingressantes.

Neste ano, há uma grande novidade para quem vai estudar em São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto: em vez de a matrícula ser realizada na unidade do aluno, haverá um local destinado a todos os calouros daquele campus. “A ideia é que o aluno se sinta realmente entrando na Universidade de São Paulo, não em uma unidade específica”, explica o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat.

Cada unidade organiza sua própria Semana de Recepção aos Calouros, com atividades culturais e de integração como visita aos departamentos e laboratórios, palestras sobre intercâmbio, gincanas, conversas sobre os cursos e muito mais. E, para quem ainda se sente perdido na USP, há o Manual do Calouro, um guia com as principais orientações para quem está chegando à Universidade. “Lá está o melhor caminho, com todas as informações oficiais, onde o aluno vai saber sobre tudo: alimentação, bolsas de apoio, endereços, enfim, tudo o que é importante”, diz o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.